Cada pessoa age de uma forma com seus cuidados pessoais, da mesma forma cada indivíduo reage de uma maneira a um problema. Pode relevá-lo, protelá-lo, ou ainda tentar disfarçar ou se desesperar na busca por uma solução. No texto do blog de hoje falaremos sobre os mais difundidos tratamentos para a queda de cabelo.
Quando os problemas aparecem, muitas vezes, até as pessoas mais práticas e sensatas perdem a noção ou o timing para a resolução.
Isso ocorre em todas as áreas da vida. E pior, essas mudanças também levam à queda dos cabelos ou potencializam um problema já existente.
Nós sabemos que há muitos quadros, seja de origem genética, patológica, emocional ou química, que são irreversíveis. Mas muitos outros problemas capilares possuem terapêuticas eficazes para minimizar e retardar os efeitos, preservar e recuperar os cabelos.
Tudo começa com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes como vitaminas A, B, C, D e E, além de minerais como ferro e zinco, além de ômega-3 e betacaroteno.
E claro, uma rotina de limpeza que deve ser feita com água morna ou fria e produtos suaves e adequados. O uso de procedimentos químicos e térmicos devem ser raros ou muito bem feitos por especialistas. Mas para problemas instalados existem tratamentos específicos.
Quais os melhores tratamentos para a queda de cabelo?
Medicamentosos e Vitaminas
Suplementos vitamínicos contém os principais itens necessários a nutrição do bulbo e formação do fio. Inúmeros nomes estão hoje disponíveis no mercado: Pantogar, Levitan, Imecap Hair, Ineout, Biosyl, entre outros. Contudo, seu uso indiscriminado é controverso pois, para ingerir a suplementação, é necessário conhecer a deficiência.
Na medicação feita sob consulta médica, os problemas podem ser tratados com medicamentos antifúngicos, medicações orais específicas como Finasterida e Espironolactona, que atuam na supressão de substâncias que estejam interagindo de forma nociva com o organismo ou sendo consumidas em excesso.
Esse tipo de tratamento além de necessitar acompanhamento médico periódico, tem baixa eficiência local, pode desenvolver metabolização hepática e efeitos colaterais.
Já medicações tópicas como o Minoxidil e Latanoprosta estimulam o crescimento do cabelo aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação no local. Por outro lado, tem baixa aderência devido a forma de aplicação constante e a sensação desagradável de ficar com os cabelos melados.
Estéticos
Xampus, condicionadores, loções, também podem ser coadjuvantes na linha dos tratamentos para a queda de cabelo, principalmente quando ela ainda não está instalada. São eficazes na limpeza e aumento da circulação sanguínea para aumento de permeabilidade, mas não tem ação direta sobre a queda.
Terapias como argiloterapia, ozonioterapia, vacuoterapia também são amplamente divulgadas. Porém, são opções de baixa eficiência, atreladas a necessidade do uso constante. Muitas vezes comercializadas como fórmulas mágicas para reverter a queda capilar, mas geralmente não são práticas e não tratam efetivamente a saúde do folículo.
Clínicos
Carboxiterapia, Terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), Intradermoterapia, laser fracionado, MMP (microinfusão de medicamentos na pele) são alguns dos procedimentos mais eficazes na estimulação do metabolismo e o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, promovendo o fortalecimento dos folículos, a matriz dos fios. Muitos desses procedimentos são dolorosos, têm alto custo e são feitos de forma independente em clínicas.
Cirúrgicos
Opção principalmente para a calvície masculina, o transplante de cabelo consiste na retirada de cabelo da nuca, peito ou costas para a implantação na área calva, geralmente o topo e a fronte da cabeça. É um método mais invasivo e de alto custo. Ele se mostra muito eficiente, mas os folículos antigos que não foram implantados também podem cair após o implante feito.
O tratamento Fill ajuda a tratar a saúde dos folículos
Entenda porque o tratamento da Fill é diferenciado
Na Fill selecionamos uma terapia para cada objetivo possível, a fim de tornar o tratamento mais completo, o que chamamos de terapia combinada. Estímulo da circulação sanguínea e ativação celular com efeito anti-inflamatórios e antifúngicos com a fototerapia, estimulação do colágeno e ativação folicular com o microagulhamento e rádio frequência, além da entrega de vitaminas e aminoácidos essenciais para reverter a saúde do folículo com a infusão de precisão digital de nutrientes.
Todos os tratamentos apresentam níveis de eficácia, mas precisam também da colaboração do paciente. E isso vale do uso do xampu a um pós-cirúrgico. Cada organismo têm uma composição e um tempo de resposta. Quanto antes detectamos um problema, mais rápida e efetiva pode ser a solução.
Quer conhecer o tratamento e ganhar um benefício? Saiba como.