Para que serve o Minoxidil?

Muito se ouve falar em Minoxidil um medicamento de uso externo indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária). Trata-se de uma loção capilar para problemas de queda de cabelo que ajuda a revitalizar a raiz do cabelo e a normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento. A substância também ajuda na vascularização do couro cabeludo, permitindo oxigenação da área. Mas afinal, para que serve o Minoxidil?

O Minoxidil não é recomendado nos casos de perda repentina ou fragmentada de cabelos, nos casos de calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro e nos casos em que a queda de cabelos é devido ao uso de algum medicamento, deficiências alimentares, quimioterapia, enfermidades ou situações que causam danos ao couro cabeludo. Também não evita a queda de cabelo devido a danos como cicatrizes ou queimaduras profundas causadas por produtos ou métodos de tratamento capilar ou estético.

Leia mais sobre tratamentos capilares disponíveis no mercado aqui.

O medicamento é apresentado em duas versões 5% para ser aplicado em homens adultos. E aqui vale frisar calvície hereditária em homens adultos. A própria bula deixa claro que o remédio é contraindicado a pacientes com história de hipersensibilidade ao Minoxidil 5% ou a qualquer um dos componentes da fórmula, bem como para uso por mulheres. Para elas, há uma versão com 2% de concentração.

A posologia recomenda aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil no couro cabeludo, com os cabelos perfeitamente secos (lavados ou não), sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. E não adianta usar uma quantidade maior, a dose total diária não deve exceder 2 ml ou duas aplicações diárias (1 ml pela manhã e 1 ml à noite). E deve-se respeitar pelo menos 4 horas sem lavar os cabelos para não comprometer a eficácia do produto, que não deve ser aplicado no mesmo dia de qualquer outro produto químico, como tinturas, permanentes e alisantes.

Os laboratórios advertem que se o paciente suspender a aplicação de Minoxidil, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

Ou, seja o esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

O Minoxidil tem sido usado por milhares de pacientes envolvidos em estudos clínicos. Com exceção das reações dermatológicas, irritação, coceira, dermatite leve do couro cabeludo, não há registros significativos de outras manifestações. Mas as mulheres são maioria neste grupo, que também relata um aumento de perda de fios.

O medicamento pode provocar a transferência dos cabelos da fase de repouso ou telógena para a fase de crescimento ou anágena (os cabelos velhos caem enquanto novos crescem no lugar).

Esse aumento temporário do desprendimento capilar geralmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Alguns pacientes também apontam mudança na cor e textura do cabelo.
Aqui vale lembrar que a eficácia deste medicamento, bem como de qualquer outro tratamento capilar depende da capacidade funcional do paciente e de sua dedicação à terapêutica.

Ainda de acordo com a bula, são necessários no mínimo dois meses de aplicação diária de Minoxidil, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado. Para alguns homens, são necessários pelo menos quatro meses para a obtenção de resultados. O tempo necessário para que sejam alcançados os melhores resultados varia de acordo com o caso de cada paciente. A quantidade de cabelo que crescerá novamente varia de pessoa para pessoa

Vale ressaltar que se a aplicação for suspensa, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorre então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

Como sempre ressaltamos, a calvície não tem cura, mas tem tratamento e terapias que minimizam ou retardam seus efeitos. A metodologia Fill traz uma tecnologia avançada que reúne vários procedimentos e nutrientes em uma sessão o que economiza tempo e amplia a possibilidade de eficácia no processo de recuperação capilar.

 

Siga nosso Instagram e veja dicas diárias para cuidar dos seus fios!

icon-search
Nossos
Resultados
Antes e depois de alguns de nossos clientes. Agendar Avaliação Gratuita Veja mais
Seta Esquerda Resultados Seta Direita Resultados
O que dizem os nossos clientes
Seta Esquerda O que Dizem Seta Direita O que Dizem
Seta Esquerda O que Dizem Seta Direita O que Dizem
Conheça as nossas unidades Agendar Avaliação Gratuita
shopping-vila-olimpia
Seta Direita Unidades Seta Esquerda Unidades
FAQ
Fechar
O que vocês afirmam em avaliação é o diagnóstico para minha queda de cabelo?

O diagnóstico só pode ser propriamente afirmado com uma biópsia. No entanto, o histórico do cliente aliado ao exame físico e à tricoscopia possibilitam grande acurácia na sugestão da causa da queda e afinamento capilar.

(A queda de cabelos pode ser devida a fatores pontuais, que controlados levam à cura. Já a calvície…) A calvície tem caráter progressivo e não tem cura. A Fill consegue controlar e evitar a progressão da calvície, e em muitos casos, estimular a produção de novos fios. Tudo depende do estágio que será afirmado durante a avaliação.

Nosso método é superior a outros métodos, porque graças a nossa técnica exclusiva de controle de velocidade, profundidade e dispersão de produto, garantimos que os ativos sejam entregues diretamente na derme, onde está localizado o folículo. O microagulhamento não é recomendável fazer em períodos menores de um mês, porém, com a nossa terapia intensiva, intercalamos uma sessão de fototerapia + infusão de nutrientes nas primeiras sessões do tratamento para que os resultados sejam ainda mais rápidos.

Por segurança, não indicamos o tratamento a gestantes, lactantes e em tratamento de câncer. O seu médico deverá ser consultado e consentir com o tratamento.

O estímulo do folículo provocado pelo tratamento da FILL, estimula produção de novos fios. O fio que já está desprendido da matriz, na chamada fase telógena, precisa sair antecipadamente liberando espaço para o novo fio. Como o estímulo é feito em todo o couro cabeludo, pode acontecer uma queda aumentada no início do tratamento, e que perdura por aproximadamente três meses. Esse efeito é chamado de eflúvio telógeno antecipado e é perfeitamente normal, esperado, mas não obrigatório.

A queda de cabelo é multifatorial, além de ter muitas variáveis envolvidas como: tempo de queda, grau de progressão, histórico de vida, etc. Sendo assim, as respostas são individuais com variabilidade no tempo e na expressão da resposta de cada indivíduo. Garantimos o uso da melhor tecnologia combinada para estímulo de dentro para fora, e também as melhores orientações e recomendações.

A dor é uma sensação muito particular, além do que o limiar dela pode variar conforme os dias. Aplicamos técnicas de compressão nervosa no couro cabeludo pra te dar um pouco mais de conforto, além de ajustarmos o parâmetro de profundidade da máquina sem qualquer prejuízo ao resultado.

A prescrição de medicamentos somente deve ser feitas por médicos, e se, durante a avaliação forem identificadas doenças que necessitem medicação, o tratamento médico será recomendado.

A queda de cabelo é multifatorial, e pode ter vários estágios. Além disso, o estímulo é feito diretamente no folículo, e como qualquer outro tratamento, as respostas variam em cada pessoa. Assim, não seria correto afirmar uma porcentagem de resultado. Mas, de acordo com sua avaliação, poderemos sugerir uma expectativa de resultado para o seu caso.