Muito se ouve falar em Minoxidil um medicamento de uso externo indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária). Trata-se de uma loção capilar para problemas de queda de cabelo que ajuda a revitalizar a raiz do cabelo e a normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento. A substância também ajuda na vascularização do couro cabeludo, permitindo oxigenação da área. Mas afinal, para que serve o Minoxidil?
O Minoxidil não é recomendado nos casos de perda repentina ou fragmentada de cabelos, nos casos de calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro e nos casos em que a queda de cabelos é devido ao uso de algum medicamento, deficiências alimentares, quimioterapia, enfermidades ou situações que causam danos ao couro cabeludo. Também não evita a queda de cabelo devido a danos como cicatrizes ou queimaduras profundas causadas por produtos ou métodos de tratamento capilar ou estético.
Leia mais sobre tratamentos capilares disponíveis no mercado aqui.
O medicamento é apresentado em duas versões 5% para ser aplicado em homens adultos. E aqui vale frisar calvície hereditária em homens adultos. A própria bula deixa claro que o remédio é contraindicado a pacientes com história de hipersensibilidade ao Minoxidil 5% ou a qualquer um dos componentes da fórmula, bem como para uso por mulheres. Para elas, há uma versão com 2% de concentração.
A posologia recomenda aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil no couro cabeludo, com os cabelos perfeitamente secos (lavados ou não), sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. E não adianta usar uma quantidade maior, a dose total diária não deve exceder 2 ml ou duas aplicações diárias (1 ml pela manhã e 1 ml à noite). E deve-se respeitar pelo menos 4 horas sem lavar os cabelos para não comprometer a eficácia do produto, que não deve ser aplicado no mesmo dia de qualquer outro produto químico, como tinturas, permanentes e alisantes.
Os laboratórios advertem que se o paciente suspender a aplicação de Minoxidil, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.
Ou, seja o esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
O Minoxidil tem sido usado por milhares de pacientes envolvidos em estudos clínicos. Com exceção das reações dermatológicas, irritação, coceira, dermatite leve do couro cabeludo, não há registros significativos de outras manifestações. Mas as mulheres são maioria neste grupo, que também relata um aumento de perda de fios.
O medicamento pode provocar a transferência dos cabelos da fase de repouso ou telógena para a fase de crescimento ou anágena (os cabelos velhos caem enquanto novos crescem no lugar).
Esse aumento temporário do desprendimento capilar geralmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Alguns pacientes também apontam mudança na cor e textura do cabelo.
Aqui vale lembrar que a eficácia deste medicamento, bem como de qualquer outro tratamento capilar depende da capacidade funcional do paciente e de sua dedicação à terapêutica.
Ainda de acordo com a bula, são necessários no mínimo dois meses de aplicação diária de Minoxidil, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado. Para alguns homens, são necessários pelo menos quatro meses para a obtenção de resultados. O tempo necessário para que sejam alcançados os melhores resultados varia de acordo com o caso de cada paciente. A quantidade de cabelo que crescerá novamente varia de pessoa para pessoa
Vale ressaltar que se a aplicação for suspensa, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorre então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.
Como sempre ressaltamos, a calvície não tem cura, mas tem tratamento e terapias que minimizam ou retardam seus efeitos. A metodologia Fill traz uma tecnologia avançada que reúne vários procedimentos e nutrientes em uma sessão o que economiza tempo e amplia a possibilidade de eficácia no processo de recuperação capilar.
Siga nosso Instagram e veja dicas diárias para cuidar dos seus fios!