Sejam curtos ou longos, crespos ou lisos, os cabelos tendem a ressecar sob os efeitos do sol, do sal, da poluição, da água quente e do calor, sem contar o efeito de procedimentos químicos e da falta água e nutrientes no organismo. Para ter um cabelo macio e sedoso, alimentação e consumo de água adequados são o primeiro passo. Mas como não podemos frear a exposição aos fatores externos e muitas vezes um alisamento ou tintura é praticamente “vital”, é necessário reidratar os cabelos. Na publicação de hoje elencamos algumas dicas para hidratar cabelos ressecados.
Os fios ressecados quebram com facilidade e a quebra e fragilidade dos fios a médio e longo prazo provocam a queda dos cabelos. A Fill oferece um exclusivo sistema de recuperação capilar de resultado. Contudo, prezamos pela saúde e vitalidade dos seus cabelos em qualquer tempo. Então siga as nossas dicas para manter os cabelos sempre hidratados ou para restaurar processos iniciais de ressecamento dos fios. Para casos mais severos, estamos à disposição.
Beba água fresca e mantenha os cabelos longe da água quente
Essa é a regra número um para a saúde dos cabelos e da pele, bem como do bom funcionamento do organismo. A água fria mantém as cutículas do cabelo fechadas, o que ajuda a reter a umidade e oleosidade natural dos fios, previne a perda de nutrientes e o efeito frizz. Então, diminua a temperatura do chuveiro. Se não suportar ou não for possível a água fria, adote pelo menos a morna, que promove uma leve abertura das cutículas e ajuda na absorção dos produtos. E neste caso, um último jato mais frio no enxágue pode ajudar neste processo.
Use condicionador e um creme para hidratar cabelos ressecados
A hidratação diária é importante para todos os tipos de cabelo, principalmente os que sofrem com fatores externos ou passam constantemente por processos químicos. Após lavar com um xampu leve e indicado para o seu tipo de cabelo, adote uma pequena quantidade de condicionador no comprimento e nas pontas para ajudar na reposição das perdas de água e nutrientes. Para uma hidratação mais profunda, os cremes e máscaras de hidratação usados semanalmente ou até de 2 a 3 vezes conforme o quadro do ressecamento e o estilo de vida ajudam a reduzir o ressecamento e aumentar a maciez dos cabelos.
Leia nossa outra publicação sobre o Shampoo ideal.
Sérum, óleo ou leave-in?
A função dos três é manter a umidade e a hidratação dos fios e minimizar os efeitos dos fatores externos, principalmente do calor e poluição. A grande diferença está na aplicação. O sérum é um líquido que pode ser aplicado nos fios secos ou molhados. Os óleos têm nome autoexplicativo e devem ser usados em massagens nos cabelos e em alguns casos no couro cabeludo. A manipulação potencializará o seu efeito hidratante e selante. Já o leave-in é um creme leve finalizador e usado sem enxague, que forma uma proteção nos fios, mantendo a hidratação e a maciez.
Aplique um protetor térmico e filtro solar
Os adeptos de secadores, chapas e babyliss devem adotar proteção térmica antes do uso destes equipamentos, escolhendo a melhor apresentação (óleo, sérum, spray) para proteger os fios do calor excessivo, que resseca e quebra os fios. No dia a dia, o uso de produtos com filtro solar também demonstra eficácia no quesito preservação dos fios, principalmente na alteração da cor.
Visite um salão ou clínica de beleza e hidratação profunda
Invista em você e tempos em tempos, conte com a ajuda de profissionais para resgatar os cabelos perdidos ou danificados, com produtos especiais, técnicas e equipamentos modernos. Os especialistas além de serem experts no assunto podem lhe indicar ainda qual a linha de cuidados diários para o seu tipo de cabelo. Estamos aqui para te ajudar a cuidar de você.
Veja dicas diárias em nosso Instagram.