Apesar da maioria das mulheres ostentarem vastas cabeleiras, são muitas as causas da queda de cabelo feminino nas diferentes etapas da vida. Neste pequeno roteiro, elencamos a ação dos 10 principais fatores de risco. Mas antes de você se descabelar ou arrancar os cabelos, leia com atenção, mude os hábitos e saiba que para a maioria dos problemas existem tratamento que podem ser feitos com acompanhamento médico e terapias como a da Fill. Você sabe as principais causas da queda em cabelos femininos
Confira a lista de “A a Z”, mas eliminamos dela os fatores genéticos. Infelizmente, não há como lutar contra o nosso DNA. Cada povo traz suas características físicas e dentre elas, a fartura ou restrição de cabelos, bem como a sua apresentação de cor e formato e o seu ciclo vital.
Causas da Queda em Cabelos Femininos
1. Amamentação
A maternidade é um momento de plenitude da vida, mas a queda de cabelo nesta fase ocorre porque o corpo utiliza micronutrientes para produzir o leite materno e nem sempre a puérpera tem estoque suficiente para manter também a saúde dos fios. Veja mais sobre a queda de cabelos na gravidez aqui.
2. Anemia
A má alimentação e o déficit de vitaminas, principalmente do complexo B, e minerais, como o ferro e o zinco, no sangue abalam toda a estrutura de cabelos, ossos e unhas. No instagram da Fill postamos dicas semanalmente de alimentos ricos em vitaminas específicas.
3. Estresse
Ao lado da ansiedade e dos sentimentos negativos, o estresse é grande vilão da queda dos cabelos. Apesar de ser uma resposta natural, ele faz com que o organismo produza mais cortisol, um hormônico que resulta no desprendimento dos fios do couro cabeludo.
4. Fumo
Fumar é prejudicial à saúde e é uma das causas comprovadas de câncer, principalmente nos pulmões. Contudo, até a fumaça do cigarro, que se acumula nos cabelos pode provocar a queda dos fios.
5. Hormônios
As alterações hormonais decorrentes principalmente na menopausa e pós-parto; com o aumento do estrogênio e da progesterona, provocam ressecamento, a diminuição do volume e a queda dos fios.
6. Inflamação no couro cabeludo
O couro cabeludo é a casa dos nossos cabelos e diversos fatores podem irritá-lo ou inflamá-lo: do hábito de passar a mão nos cabelos à poluição, do calor da água e do secador à reações alérgicas, sem contar a caspa e as dermatites, que resultam na queda dos fios.
7. Medicamentos
O efeito colateral de algumas substâncias e medicamentos para o tratamento de tumores podem provocar a queda temporária dos cabelos. Na lista estão anfetaminas, acitretina, betabloqueadores, carbimazol, colchicina, heparina, isotretinoína, lítio, propiltiouracila, varfarina, e até o excesso de vitamina A.
8. Penteados
Uso contínuo de cabelo preso ou de penteados que puxam os fios, sejam tranças, rabos-de-cavalo, coques, maria-chiquinha, dreads, apliques e megahairs. A tração dos fios acaba inflamando os folículos que são a matriz ou o “berço dos cabelos”. Vale lembrar que este comportamento pode gerar falhas inclusive nos cabelos das crianças.
9. Quimioterapia
Não é apenas efeito colateral ou reação a uma substância que provoca a queda dos cabelos no tratamento de um câncer. O próprio processo de renovação celular e metabólica para vencer os agentes nocivos ocasiona uma regeneração total no organismo.
10. Tratamentos capilares
Sim. Na busca pela beleza, o excesso de produtos químicos, tinturas, alisantes e permanentes provocam a queda, bem como produtos e procedimentos malfeitos ou de má qualidade. Aqui vale ressaltar que o calor, outro fator de queda, é utilizado para ativar os princípios destes produtos, o que é duplamente danoso.
Se você está sofrendo com queda capilar procure um especialista. Venha conhecer nosso tratamento e fazer uma avaliação computadorizada sem compromissos