Queratina e biotina formam a estrutura dos fios, mas para manter cabelos saudáveis, sedosos e brilhantes é preciso nutrição da raiz às pontas. Então, a dieta do cabelo bonito precisa de vitaminas A, C, D e E, e ainda todo o complexo B, que além de fundamental para ativar a circulação sanguínea e a oxigenação na região capilar, estimula o crescimento de fios fortes, pois é o ingrediente formador da queratina. Sais minerais como ferro, zinco e magnésio dão o tempero. Veja aqui quais os alimentos bons para o seu cabelo.
A anemia ou deficiência de ferro no organismo é uma doença mais comum do que se imagina e atinge pessoas de todas as idades, perfis físicos e até sociais. Ela é um sinal de carência nutricional. Entre os sintomas, o cansaço, apatia, falta de apetite, taquicardia e a quebra dos cabelos e das unhas, que ficam ressecados, opacos e quebradiços. Dieta equilibrada e rica em ferro é fundamental para prevenir a anemia. Alimentos como carne vermelha, em especial o fígado, peixes, ovos, leite, iogurte, castanhas e cereais matinais, feijão, ajudam a suprir as necessidades diárias de ferro, e a associação com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C (laranja, goiaba, caju, acerola, morango, limão, agrião, pimentão e verduras verdes escuras: brócolis, couve, salsa) potencializam sua absorção.
Rica em betacaroteno e a vitamina A, a cenoura é tipo melhor amiga dos cabelos. Betacaroteno é antioxidante, combate a ação dos radicais livres e evita a queda e até a perda da cor natural. A vitamina A nutre as células do couro cabeludo, fortalecendo os fios.
Entre os outros alimentos não podem faltar à mesa estão peixes, ovos, carnes vermelhas, leite, batata doce, feijão, laranja, cenoura e espinafre. A lista é extensa. Toda semana, o feed da Fill traz a ficha técnica de um alimento funcional, amigo dos cabelos. Abaixo, a função de alguns grupos essenciais para um corpo saudável por inteiro e dos bons amigos dos cabelos.
Carne Vermelha
Os vegetarianos e veganos que perdoem a ciência e reforcem o consumo de espinafre, lentilha e feijão, mas um dos mais importantes alimentos do cabelo é a proteína da carne vermelha. Isso porque as proteínas B6 e B12 contidas principalmente nos cortes magros fortalecem de maneira mais eficaz as raízes e glândulas dos cabelos, porque potencializam os glóbulos vermelhos do sangue e ainda colaboram na produção de queratina. O ferro da proteína animal potencializa a mineralização dos fios. Em resumo, a carne vermelha fortalece os cabelos da raiz às pontas. É uma questão de DNA.
Folhas Escuras
Sinal verde para as saladas de folhas. Se as verduras forem escuras, melhor ainda. Fontes de ferro, vitaminas A e C, os vegetais de folhas verdes possuem ainda selênio, que é antioxidante e previne o envelhecimento das células capilares. Essas vitaminas ajudam ainda na produção de sebo, que condiciona naturalmente os fios e estimulam o crescimento dos cabelos, evitando a queda. Na hora de montar o prato misture como espinafre, couve, rúcula, brócolis, acelga, alface, almeirão e pode comer sem moderação. Dispense os molhos cremosos e aposte em um fio de azeite e limão, que é rico em vitamina C e reforça a absorção de nutrientes, como a vitamina D e o cálcio, essenciais para a saúde da pele, ossos e cabelos.
Ovos
Queridos de muitas dietas e riquíssimos em proteínas, os ovos são daqueles alimentos considerados amigos dos cabelos.
No rol de nutrientes, vitaminas A, D, E, do complexo B, e sais minerais, como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio. Entre os benefícios estão raizes fortes, fios com mais força e volume e estímulo ao crescimento. As proteínas da clara colaboram com a nutrição dos cabelos e deixam os fios brilhantes. Já a gema é rica em biotina, o que confere elasticidade e hidratação aos fios, sem falar do ômega-3, importante antioxidante.
Faça uma avaliação online e entenda mais sobre a queda dos seus fios.
Queijos Frescos e Leite Desnatado
Com muito cálcio e pouca gordura, o queijo fresco, frescal ou branco é um derivado do leite desnatado muito saboroso, nutritivo e amigo dos cabelos. Sua composição rica em proteínas contém vitamina A e B, que além de efeito antioxidante e antienvelhecimento são responsáveis pela nutrição celular e saúde dos fios e do couro cabeludo. A vitamina D aumenta a imunidade e mantém a hidratação e maciez da pele e dos cabelos. Mais leves, cottage e ricota também possuem os mesmos benefícios aos fios.
Sementes
Nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, castanha do Pará, de caju ou Portuguesa… As sementes ou as castanhas são ricas em sabor e nutrientes vitais para a saúde dos cabelos, como o zinco e selênio, que dão força e brilho aos fios, além de vitaminas A e E, que atuam na circulação sanguínea, são antioxidantes e estimulam o organismo na produção dos cabelos. Apesar de irresistíveis e nutritivas, basta uma pequena porção diária para prevenir a descamação do couro cabeludo, evitando a queda e fortalecendo os fios.
Saiba mais sobre alimentos bons para os seus cabelos nesta outra reportagem.