Alopecia é o nome científico da perda ou queda de cabelo, também conhecida como calvície e existem pelo menos sete tipos de calvície. Um problema que atinge homens e mulheres e que se manifesta de forma pontual, sistemática ou abrupta, pode ser localizada em diferentes pontos da cabeça, é desencadeada por fatores diferentes, que podem ser de origem genética, química ou emocional. Saiba mais sobre os tipos de calvície.
Androgenética
Também conhecida como calvície hereditária, cuja carga está no DNA de homens e mulheres, é o tipo mais comum de alopecia.
Apesar do termo andro fazer referência aos hormônios masculinos, a calvície ou alopecia androgenética também acomete as mulheres. É uma doença frequente e geneticamente determinada, que se inicia na adolescência, mas só se torna realmente aparente na vida adulta. Mas mesmo com a carga hereditária, os fatores hormonais de cada indivíduo podem intensificar a queda.
Apesar de ser uma condição benigna e muito comum, o impacto emocional da perda dos fios acaba aumentando o problema. Observe sua família, se existem muitos homens calvos ou mulheres com poucos cabelos, a recomendação é redobrar os cuidados desde cedo para manter os cabelos saudáveis por mais tempo.
Areata
Outro comum tipo de calvície é a Alopecia Areata. Causada principalmente por fatores emocionais, traumas físicos e infecções podem desencadear ou agravar a perda de fios em áreas circulares pelo couro cabeludo.
Cicatricial
Causada por doenças raras e autoimunes ou processos químicos, que inflamam e destroem o folículo piloso de forma irreversível.
De Tração
Ocorre com excesso de força provocada por penteados ou tranças afro, rabos de cavalo presos por elásticos muito rentes e por longos períodos que acabam arrancando as raízes dos fios e levando a uma calvície precoce e localizada.
Frontal Fibrosante
Abala linha de implantação dos cabelos devido à inflamação do folículo piloso com cicatrização do tecido que impede o crescimento de novos fios.
Senescente
Impacto do tempo no organismo, a alopecia senescente, também conhecida como alopecia senil ou involutiva, nada mais é do que perda de cabelos causada pelo avanço da idade, ocorrendo frequentemente a partir dos 50, 60 anos, acometendo homens e mulheres sem distinção, influência genética ou hormonal. Os fios vão afinando, ficando mais secos e esparsos, diferentemente do que costumavam ser. Esse afinamento é difuso e nem sempre sinônimo de queda, mas ela também ocorrer. A alopecia senil é um sinal do tempo e dos efeitos do sol, cigarro, poluentes, medicamentos, estresse, má alimentação e procedimentos químicos nos cabelos. Contudo, o envelhecimento capilar pode ser retardado com tratamento da Fill. Tal qual a nossa pele, os nossos cabelos também precisam e merecem cuidados.
Universal
Quando os fios caem e não tornam a crescer.
Uma manifestação agravada da alopecia total, que além de causar a perda total dos cabelos, também atinge partes íntimas, cílios, sobrancelhas e todos os pelos do corpo. Este quadro ainda não tem solução.
Se você está sofrendo com queda, calvície ou problema com os fios. Venha fazer uma avaliação tricoscópica grátis conosco. Assim consegue entender melhor o seu caso e quanto antes iniciar um tratamento maiores são as chances de resultado.
Agende uma avaliação gratuita e ganhe uma sessão intensiva no fechamento de um de nossos pacotes.