A queda capilar é mais comum do que se imagina, se o seu cabelo está caindo muito leia essa publicação para entender um pouco melhor o que pode estar acontecendo.
Os seres humanos possuem entre 90 mil e 150 mil fios de cabelo. A quantidade é determinada pela genética e de acordo com a etnia e sexo.
Os nossos cabelos são cíclicos e diariamente há a troca de uma centena de fios. Isso é normal.
O cabelo chega a crescer, em média, um centímetro por mês. Em média, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma pessoa que possui 100 mil fios de cabelo tem uma queda diária de cerca de 100 a 200 fios.
A quantidade de fios que cairão todos os dias depende de fatores genéticos, hormonais e da idade. Logo, essa quantidade de perda pode variar muito de pessoa para pessoa.
Na verdade, esse cabelo não é “perdido”, as hastes nascem, crescem e se desprendem para dar origem a novos fios.
Esse processo leva em torno de seis meses até se completar. Mas diversos fatores podem potencializar momentaneamente esta queda dos fios.
Meu cabelo está caindo mais do que o normal!
Mas quando a queda de cabelo ocorre de forma excessiva, abrupta e continuada estamos diante de uma alopecia, que se manifesta de diferentes formas, que pode ser provocada pela ansiedade e o estresse, falta de nutrientes, características genéticas, efeitos medicamentosos, processos inflamatórios, distúrbios hormonais, e até fatores climáticos típicos de outono e inverno, como a baixa exposição ao sol ou o uso de água muito quente.
A média de 100 a 150 fios não deve ser ultrapassada com frequência ou com constância.
No inverno é comum registrar essa perda excessiva. O ar seco diminui a hidratação da pele e do couro cabeludo. Os banhos mais quentes estimulam a produção de sebo pelos folículos, o que pode gerar uma inflamação, caspa e a queda. Os cuidados diários precisam ser redobrados para evitar problemas futuros.
Não deixe o tempo levar os seus cabelos. Observe a quantidade dos fios que se desprendem diariamente, seja na roupa, no chuveiro, no pente ou pelo chão da casa.
Olhe-se no espelho e repare se as entradas laterais estão mais acentuadas, se os fios estão mais ralos, peça para alguém observar se a falhas no couro cabeludo.
Muitos casos são pontuais e é possível reverter o quadro e evitar a calvície definitiva, por isso é necessário estar atento aos sinais e procurar tratamento o quanto antes.
Toda queda capilar acima do normal deve ser investigada e tratada. O ideal é sempre avaliar com um especialista o que pode estar acarretando este aumento da queda do cabelo, venha para Fill fazer uma avaliação gratuita sem compromisso (agende aqui).
Caso queira saber mais, veja nossa publicação sobre as Principais Causas da Queda Capilar ou faça uma Avaliação Online em nosso site.