A alopecia ou calvície é a diminuição ou queda (temporária ou definitiva) dos cabelos, que por sua vez nascem e caem em ciclos, sem apresentar sinais de rarefação. Diariamente, uma média de 100 fios são renovados em cada organismo.
A vida útil de cada haste de cabelo passa por fases de crescimento, repouso e queda (fases anágena, catágena e telógena). Os folículos pilosos ou bulbos capilares são a matriz deste processo. Por isso, mais do que a preocupação com os cabelos à mostra é fundamental o cuidado a saúde do couro cabeludo, o berço dos fios.
Fatores hereditários e hormonais associados ao estresse são as principais causas da queda capilar. A ação da testosterona e do cortisol enfraquecem os folículos e aceleram a queda dos fios.
Contudo, infecções, dermatite seborreica, traumas na região capilar, excesso de produtos químicos, reação a medicamentos, tratamentos e processos cirúrgicos, doenças autoimunes e falta de nutrientes também abalam os folículos e o ciclo capilar, nestes casos a queda pode ser pontual, localizada e transitória.
Agende sua avaliação grátis e saiba se os seus fios estão saudáveis.
Para reverter ou retardar uma alopedcia é necessário reestabelecer a saúde dos folículos, é necessário desinflamar, desentupir os bulbos, nutrir e ativar as células dormentes para que se retome o ciclo produtivo ou se prolongue o tempo de suas fases.
A aplicação de medicamentos e nutrientes diretamente no couro cabeludo por drug delivery e fototerapia tem apresentado eficácia no processo recuperação da produção folicular. O microagulhamento também é outra técnica que estimula a revitalização dos bulbos.
Não se pode combater o que está no nosso DNA e também não se deve apostar em fórmulas mágicas, que podem agravar o problema.
Na linha de cuidados pessoais, lembre-se que hidratação e nutrição são o primeiro passo. Junto com elas, vem a maneira certa de lavar os cabelos, com água na temperatura ideal, produtos adequados ao seu tipo de cabelo e em pouca quantidade. Um xampu antirresíduo de tempos em tempos, massagens suaves e frequentes no couro cabeludo. Nada de abafar a cabeça com bonés ou dormindo com cabelos molhados. Os folículos precisam estar nutridos por dentro e respirar por fora.
Acompanhe nosso Instagram com posts diários sobre saúde e bem estar.